Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 1.8/5 (13 votos)



ONLINE
1


Partilhe esta Página


Transformar Ondas de Radio em Energia
Transformar Ondas de Radio em Energia

Em Portugal os telespectadores gastam anualmente cerca de 3 a 4 milhões de pilhas para mudarem de canal sentados no sofá. O cenário está prestes a mudar pois Alírio Boaventura, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu um comando de televisão que não precisa de pilhas ou baterias para funcionar.

Apesar de o telecomando protótipo estar a ser testado num televisor, pode ser aplicado a aparelhagens de som, de leitores de DVD, de boxes de televisão ou até mesmo de equipamentos de ar-condicionado e de portas de garagens, permitindo funcionar eternamente sem necessitar de pilhas.

É constituído apenas por uma placa de circuitos e, para já, por quatro botões que permitem mudar de canal e regular o volume. O segredo do telecomando antipilhas está na antena conversora de energia. Esta tem a capacidade de converter em energia elétrica DC as ondas de rádio emitidas por um leitor RFID previamente instalado no televisor. A energia DC captada é usada para alimentar a eletrónica do telecomando. Para comunicar com o televisor o telecomando modula e reflete parte da energia rádio recebida. Nesta fase entra novamente o leitor RFID que descodifica a informação recebida do comando, que poderá ser, por exemplo, um pedido de mudança de canal ou ajuste do volume.

“Um modelo possível de exploração desta tecnologia passa por, futuramente, incorporar o sistema rádio (RFID) em dispositivos como televisores. Alternativamente e de forma a garantir compatibilidade com os equipamentos já instalados, um adaptador de radiofrequência para infravermelhos poderá ser usado”, refere Alírio Boaventura.